ISA, EISA, VESA (VLB) e PCI são barramentos de expansão de computadores, evoluindo de 8/16 bits (ISA) para 32 bits com melhor desempenho (EISA, VESA), focando este último em gráficos, até a chegada do PCI, que unificou e padronizou slots mais rápidos e versáteis, sendo o antecessor direto dos barramentos modernos como o PCIe, com o ISA sendo obsoleto e o VESA sendo uma solução temporária para gráficos de alta velocidade antes do PCI dominar.
Tipos de Barramentos (Buses)
- ISA (Industry Standard Architecture): O barramento original, 8 ou 16 bits, lento, presente em PCs antigos, usado para dispositivos básicos.
- EISA (Extended ISA): Evolução do ISA, 32 bits, compatível com ISA, mas mais rápido, oferecendo maior largura de banda (32 MB/s).
- VESA Local Bus (VLB/VL-Bus): Criado para vídeo, operava em 32 bits e à frequência do processador (ex: 33/50 MHz), alcançando até 132 MB/s, mas foi um passo intermediário antes do PCI.
- PCI (Peripheral Component Interconnect): Barramento padrão, mais rápido (até 33/66 MHz, 32/64 bits), com modo de rajada (burst mode), Plug and Play e suporte a muitos dispositivos, substituindo VLB/ISA.
- PCI-X: Uma versão mais rápida do PCI, para servidores.
- AGP (Accelerated Graphics Port): Barramento dedicado e ainda mais rápido para placas de vídeo, que precedeu o uso de PCI Express para gráficos.
- PCI Express (PCIe): O padrão atual, série, muito mais rápido e flexível, substituindo o PCI e AGP, com diversas lanes (x1, x4, x16).
Evolução Resumida
- ISA: Lento, 8/16 bits.
- EISA & MCA: Tentativas de 32 bits, com EISA sendo mais aberto e MCA proprietário.
- VLB: Solução temporária de alta velocidade para vídeo, 32 bits.
- PCI: Solução unificada, 32/64 bits, versátil, que dominou a década de 90 e início dos 2000.
- PCIe: O padrão moderno, serial, muito mais rápido

Nenhum comentário:
Postar um comentário